Sobre Matias na cidade
"Belo romance!” (Moacyr Scliar, da Academia Brasileira de Letras)
"Alexandre Vidal Porto mostra que tem estilo e sensibilidade, contando uma história contemporânea, que instiga e diverte. Matias na Cidade é um ótimo livro, para ser devorado rapidamente, digerido aos poucos.” (Fernanda Garrafiel, Café Literário, JBOnline)
“A história é muito engenhosa, prendeu minha atenção desde o começo e o final foi surpreendente.”
(Maria Rita Kehl, psicanalista)
“Extremamente bem escrito e bem elaborado.”(Luiz Alberto Py, psicanalista)
"A transparência de seu estilo seduz e, ao mesmo tempo, engana, pois a história que conta nada tem de banal. Ao contrário, é misteriosa e sutil, e envolve o leitor desde a primeira frase." (William McPherson, vencedor do Prêmio Pulitzer por crítica literária e editor fundador do suplemento literário do Washington Post)
“Com um suspense sutil que mantém a curiosidade do leitor da primeira à última página do livro, Alexandre Vidal Porto nos entrega uma estória contemporânea em forma de pesadelo, onde a insatisfação e o individualismo estão sempre latentes em uma prosa precisa, direta e, ao mesmo tempo, inquietante.” (Fernando Sáez, Diretor-Executivo, Fundação Pablo Neruda, Chile)
Entrevista à Editora Record (Terciane Alves):
"Confesso que foi uma surpresa prazerosa. Uma companhia e tanto."
Luiz Guilherme de Beaurepaire, Bons livros para ler)
"Matias na cidade é o romance de estreia de Alexandre Vidal Porto. Não parece. É um livro que mostra um escritor com um domínio impressionante de seu material. (...) As chances de o livro tornar-se um sucesso comercial são evidentes." (Mario Sergio Conti, No Minimo)
"Uma de minhas leituras prazerosas no Ano Velho” (Milton Hatoum, Caderno 2, O Estado de São Paulo, 31/12/2005)